Resenha: Pó de lua nas noites em claro – Clarice Freire

by - 08:56


            Sabe aqueles livros simplesmente inspiradores? Clarice Freire conquistou as prateleiras em 2014 com Pó de Lua, agora, Pó de Lua nas Noites em Claro vai fazer todo mundo suspirar de novo.

“Quando a noite fica mais escura e as ruas se calam, a maior parte das pessoas dorme e sonha. Algumas, porém, preferem o silêncio para sonhar acordadas. Clarice Freire, autora do best-seller Pó de lua, faz parte desse grupo. É nessa hora que costuma criar suas poesias e seus desenhos. Em seu segundo livro, Pó de lua nas noites em claro, ela vira a madrugada ao avesso em palavras e imagens, dedicando uma hora a cada capítulo, da meia-noite ao amanhecer. Além dos versos que conquistam o público desde 2013, quando foi criada a página Pó de lua no Facebook, Clarice alterna passagens em prosa e poesia, acompanhando sua personagem durante um longo e mágico passeio pela cidade quase deserta.”

Pó de Lua nas Noites em Claro, assim com o primeiro, é um livro pequenino, pra levar na bolsa nos momentos em que faltar a inspiração. O livro é dividido em seis partes, ou capítulos, como se fossem as horas da madrugada, de 00h às 05h. Cada um dos capítulos começa com uma pequena história em que a autora situa o leitor e, a partir daí, deixa as palavras e desenhos tomarem conta das páginas.


00:00
As ruas se calam
"E saber por que, afinal, fugi da cama. É que a cidade não entende a agonia de quem ama."


É difícil encontrar pessoas que escrevam com tamanha simplicidade e carinho como Clarice compõe seus versos em Pó de lua nas noites em claro. É impossível conter o sorriso em diversos momentos. A maneira envolvente com que Clarice faz você passar as páginas é deliciosa. Como disse na minha primeira resenha, é quase uma inocência a forma tão bela como ela enxerga as minúcias do mundo.

01:00
A boca se cala
"Deixou para trás suas luzes apagadas. Deixou todas num canto distante. Acendeu-se inteiro e seguiu rAdiante."

Todas as páginas são compostas por ilustrações adoráveis feitas pela própria autora e não são meramente ilustrativos. Desde ilustrações mais coloridas e espaçosas até sutis contornos das letras, cada detalhe faz a diferença na composição do livro. Por diversas vezes seus rabiscos apaixonantes não só fazem parte das poesias, como são essenciais.

02:00
O pensamento fala
"E meu olho feliz daquele jeito de amor passado, de amor vivido, de amor que ama."

As palavras, ora compondo poesias, ora formando um texto, são deliciosas de se ler. Clarice brinca com sons e sinônimos o tempo inteiro. É um livro inclusive para ler em voz alta, as palavras parecem brincar com a língua. São diversas metáforas, versos e pensamentos que parecem criar vida em cada uma das páginas.

03:00
Os moradores da noite
"Quem invade teus sonhos sem ser convidado? Quem vê em teu olho na noite, fechado?"

Pó de lua nas noites em claro me encantou pela identificação. Assim como Clarice, tenho fascínio pela noite, pelo mistério inquietante, pela calmaria imposta pela escuridão. Pelas almas adormecidas e amantes despertos. Ela deixa claro sua paixão pelas estrelas, pelas luzes da cidade, pelos transeuntes solitários. É um livro sobre detalhes feito em detalhes. Cada desenho, cada rabisco, cada vírgula e acento tem um significado diferente, uma intenção específica. É um livro feito com carinho, dá pra perceber em cada página a paixão de Clarice pela poesia.

04:00
Os primeiros raios de sol
"É que a maioria dos seres vive parcialmente do dia, e eu, de Lua."

É um livro encantador, para aquelas noites solitárias ou tardes chuvosas, para quem está sempre procurando palavras apaixonantes e se apaixonando por minúcias. É um presente para aquela pessoa sensível e para si mesmo.

05:00
Sentimentos dourados
"Sempre fui uma pessoa um tanto fugidia. Escorregadia. Por isso sempre me encontrava na noite."



            Para os amantes de poesia, versos, frases inspiradoras ou mesmo para aqueles que só estavam precisando de uma corzinha a mais no cotidiano, Pó de lua nas noites em claro é um aconchego muito bem vindo.

Pó de lua nas noites em claro foi escrito por Clarice Freire e publicado pela editora Intrínseca.

    Classificação: 4/5 estrelas.


Gostou da resenha? Já leu o livro ou ficou com vontade de ler? Então não esqueça de deixar uma curtida ou um comentário ;)

You May Also Like

5 comments

  1. Ahh que amor!
    Eu sou apaixonada por Pó de Lua e já quero muito ter este.
    Fiz hoje um post sobre o primeiro livro! Logo em seguida vi sua publicação.
    Realmente, não tem como não soltar um sorrisinhos e não suspirar ao ler algo escrito com tanta estima. Dá pra sentir que Clarice escreve com amor. E sim, Pó de Lua é uma fonte profunda de inspiração.
    Amei o post ♥
    Beijos,Laura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me manda o link do seu post, quero ler também <3
      Ela escreve de um jeito tão fofinho, tão adorável, impossível não se apaixonar, né? Muito obrigada pelo comentário, Nayandra, espero te ver aqui no blog mais vezes!

      Excluir
  2. Que fofo esse livro! ^^ Eu já ouvi falar muito sobre ele, mas não sabia exatamente do que se tratava. Achei bem interessante! :3 Mais dois pra Wishlist. rs

    💗 Http://Bit.ly/BelezaCulta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha se interessado, espero que leia e volte aqui pra me contar o que achou <3

      Excluir
  3. Muito obrigada, seja muito bem vindo! :)

    ResponderExcluir