Livros favoritos de 2016

by - 03:46


Como faço desde 2013, reuni minhas leituras favoritas do ano em um post só com dicas imperdíveis. Considero que 2016 foi um ano muito bom para minha estante, redescobri meu gosto por alguns gêneros literários, continuei cada vez mais apaixonada por romances e acabei descobrindo livros que nunca mais vão sair da minha cabeça.
Todo ano desejo ter lido mais do que li, sempre crio metas quase inalcançáveis e acho que não existe incentivo melhor, a gente sempre acaba lendo muito e isso já é bom o suficiente.
Como no ano passado, procurei me aventurar por títulos que geralmente não se encaixariam nas minhas primeiras escolhas e acabei me surpreendendo demais. Positivamente, claro. Em 2016 cresci bastante como leitora e sou eternamente grata por isso. Meu amor pela literatura parece só crescer a cada ano e acho que isso ficou visível nas minhas resenhas.
Nos anos anteriores fiz um Top 10, mas dessa vez não consegui deixar três desses títulos de fora. Então, para ficar ainda mais completo e gostoso de ler, aqui está meu Top 13 de livros favoritos de 2016 – sem ordem específica. Espero que gostem das indicações e não deixem de me contar quais foram os favoritos de vocês ;)

O ÚLTIMO ADEUS – Leia minha resenha aqui.
O Último Adeus é narrado em primeira pessoa por Lex, uma garota de 18 anos que começa a escrever um diário a pedido do seu terapeuta, como forma de conseguir expressar seus sentimentos retraídos. Há apenas sete semanas, Tyler, seu irmão mais novo, cometeu suicídio, e ela não consegue mais se lembrar de como é se sentir feliz.
O divórcio dos seus pais, as provas para entrar na universidade, os gastos com seu carro velho. Ter que lidar com a rotina mergulhada numa apatia profunda é um desafio diário que ela não tem como evitar. E no meio desse vazio, Lex e sua mãe começam a sentir a presença do irmão. Fantasma, loucura ou apenas a saudade falando alto? Eis uma das grandes questões desse livro apaixonante.
O Último Adeus é sobre o que vem depois da morte, quando todo mundo parece estar seguindo adiante com sua própria vida, menos você. Lex busca uma forma de lidar com seus sentimentos e tem apenas nós, leitores, como amigos e confidentes.

ESTRANHEIRISMO
Publicadas originalmente no Instagram, as poesias datilografadas de Zack conquistaram uma legião de fãs, falando sobre sentimentos, medos e dores, amores e perdas, tudo o que de mais profundo toca as pessoas. A sua poesia delicada e bela brinca com as palavras, cria neologismos e conquista os corações, dialogando diretamente com cada um de seus leitores. “Desde que minha vida saiu dos trilhos eu sinto que posso ir a qualquer lugar”, escreve o autor. Felizmente, agora os leitores também podem acompanhar essa jornada poética.

ARRANHANDO AS PAREDES - Leia minha resenha aqui.
Caroline Reynolds e Simon Parker estão de volta, e não mais separados por uma fina parede... Ao contrário, agora seguem mais juntos, felizes e pelados do que nunca! A Garota do Baby-Doll Cor-de-Rosa e o Trepador de Paredes começam o relacionamento aprendendo a lidar com o trabalho de Simon, que inclui viagens inesquecíveis nas férias de Caroline, mas também longos dias de distância e saudades. As dificuldades, entretanto, não melhoram quando o casal finalmente consegue mais tempo para ficar junto. O medo da monotonia de um relacionamento convencional apavora os dois e acaba transformando o namoro em uma montanha-russa de emoções, com direito a muitas reviravoltas.

O MILAGRE DO HORTO
Trinta e nove testemunhos de fé. Relatos de devoção. Confissões de paixão. Declarações de amor. Exaltações à família, à saudade. A esperança que venceu o pânico. A nova vida sobrepujando a velha morte. Definitivamente, este não é um livro sobre futebol.

ARQUIVOS SERIAL KILLERS - Leia minha resenha aqui.
Ilana Casoy é autoridade no que diz respeito a mentes criminosas e resolução de crimes no Brasil. Para escrever seu primeiro livro, a escritora mergulhou em arquivos da polícia e da Justiça, do FBI e da Scotland Yard, além de ter feito extensas pesquisas em livros e artigos de jornais e revistas para compor um inquietante roteiro de como, por que razão e com que métodos os serial killers agem. Perturbador e por muitas vezes comovente, o relato de Casoy, escrito depois de rigorosa pesquisa em diversas fontes, nos apresenta histórias que nem a ficção e o cinema conseguiram imaginar.

UMA VIDA NO ESCURO - Leia minha resenha aqui.
Com uma carreira consolidada e um apartamento recém-comprado em Londres, parecia que a única preocupação de Anna Lyndsey seria a manutenção de seu padrão de vida. No entanto, o que começou como um desconforto diante da tela do computador revelou-se uma grave sensibilidade a qualquer fonte de luz. Em pouco tempo, trabalhar tornou-se inviável, e mesmo atividades corriqueiras passaram a causar dores lancinantes. Conforme os sintomas foram se agravando, ela precisou abrir mão da casa, da independência e de qualquer possibilidade de planos futuros.

A BESTA
Para Rhage, o Irmão com os maiores apetites, mas também com o maior coração, a vida deveria estar perfeita – ou, pelo menos, perfeitamente agradável. Mary, sua amada shellan, está ao seu lado; além disso, seu Rei e os Irmãos estão prosperando. Rhage, porém, não consegue entender – tampouco controlar – o pânico e a insegurança que o afligem… E isso o apavora – assim como o afasta da sua companheira. Após sofrer um ferimento letal numa batalha, Rhage necessita reavaliar suas prioridades. Quando a resposta surge, abala o seu mundo… e o de Mary. Todavia, Mary se lançou a uma jornada própria, que tanto pode aproximá-los como pode ser a causa do rompimento do qual nenhum dos dois se recuperará…

CONFISSÕES DO CREMATÓRIO - Leia minha resenha aqui.
Ainda jovem, Caitlin conseguiu emprego em um crematório na Califórnia e aprendeu muito mais do que imaginava barbeando cadáveres e preparando corpos para a incineração. A exposição constante à morte mudou completamente sua forma de encarar a vida e a levou a escrever um livro diferente de tudo o que você já leu sobre o assunto.
Confissões do Crematório reúne histórias reais do dia-a-dia de uma casa funerária, inúmeras curiosidades e fatos filosóficos, históricos e mitológicos. Tudo, é claro, com uma boa dose de humor. Enquanto varre as cinzas das máquinas de incineração ou explica com o que um crânio em chamas se parece, ela desmistifica a morte para si e para seus leitores.

AS ESCOLHAS QUE FAÇO
Há dois caminhos na vida: o caminho da segurança e o da paixão. Sempre encontramos essa encruzilhada. E, todos os dias, fazemos uma escolha.
Que escolha você tem feito?
Cada um de nós tem um potencial único que nos foi dado ao nascer, mas se vamos cultivá-lo ou não depende apenas de nós mesmos. Em seu sentido mais puro, a paixão é a razão por estarmos aqui escolher segui-la é a jornada mais importante da nossa vida.

PODER, ESTILO E ÓCIO - Leia minha resenha aqui.
Desde que iniciou sua carreira jornalística em 1986, Joyce Pascowitch fez de tudo: foi à posse de quatro presidentes, jantou com Madonna, rodou o mundo (mas guarda um carinho especial por São Paulo, pela ilha de Míconos na Grécia, e pelo vilarejo de Trancoso na Bahia). Com o savoir-faire de quem sempre circulou pelos bastidores do poder político e econômico, ela revela detalhes de um universo onde sobra luxo e glamour, como a história do empresário que tem um jatinho com cama e chuveiro para chegar sempre disposto às reuniões e a importância de um bolsa Chanel na vida de uma jovem executiva.

O NAVIO DAS NOIVAS - Leia minha resenha aqui.
Austrália, 1946. É terminada a Segunda Guerra Mundial, chega o momento de retomar a vida e apostar novamente no amor. Mais de seiscentas mulheres embarcam em um navio com destino a Inglaterra para encontrar os soldados ingleses com quem se casaram durante o conflito.
Em Sydney, Austrália, quatro mulheres com personalidades fortes embarcam em uma extraordinária viagem a bordo do HMS Victoria, um porta-aviões que as levará, junto de outras noivas, armas, aeronaves e mil oficiais da Marinha, até a distante Inglaterra. As regras no navio são rígidas, mas o destino que reuniu todos ali, homens e mulheres atravessando mares, será implacável ao entrelaçar e modificar para sempre suas vidas.
Enquanto desbravam oceanos, os antigos amores e as promessas do passado parecem memórias distantes. Ao longo da viagem de seis semanas — apesar de permeada por medos, incertezas e esperanças — amizades são formadas, mistérios são revelados, destinos são selados e o felizes para sempre de outrora não é mais a garantia do futuro que foi planejado.

PAX - Leia minha resenha aqui.
Peter e sua raposa são inseparáveis desde que ele a resgatou, órfã, ainda filhote. Um dia, o inimaginável acontece: o pai do menino vai servir na guerra, e o obriga a devolver Pax à natureza. Ao chegar à distante casa do avô, onde passará a morar, Peter reconhece que não está onde deveria: seu verdadeiro lugar é ao lado de Pax. Movido por amor, lealdade e culpa, ele parte em uma jornada solitária de quase quinhentos quilômetros para reencontrar sua raposa, apesar da guerra que se aproxima. Enquanto isso, mesmo sem desistir de esperar por seu menino, Pax embarca em suas próprias aventuras e descobertas.

E aí? Leu algum desses livros? Qual foi o seu favorito de 2015? Não deixa de me contar <3

You May Also Like

9 comments

  1. Oi Laura, tudo bem?
    To morrendo de vontade pra ler Pax, lendo a sinopse eu achei a história um verdadeiro amor <3 até coloquei ele na minha wishlist de aniversário.
    Bjs e sucesso com o blog!
    https://escritorawhovian.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem resenha do livro aqui no blog se quiser conferir. Espero que leia e que goste <3

      Excluir
  2. Menina, o que acontece quando você uber vários livros desses??? Hahaha amei teu post

    Beijao, Martinha!!

    ResponderExcluir
  3. AMEI,esse ano eu não li tanto, mas quero ler muito em 2017, o livro arquivos serial killers me interessou, vou procurar por ele.
    madrugadaestrelada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Moça, não li nenhum desses livros kkk Pax está na minha listinha e em 2017 a leitura sai. E o livro Arquivos Serial Killers chamou muito minha atenção, espero ter a oportunidade de ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Laura,
    Já comecei a seguir aqui e estou impressionada com tanto de livros bons você leu, todos ótimas dicas para o meu 2017. ;)
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. To muito afim de ler o livro da Ilana, sou "interessada" no tema e gosto muito da forma como ela organiza e escreve, acho que ela é maravilhosa!

    Confira nossa retrospectiva de 2016: http://www.queriaestarlendo.com.br/2016/12/melhores-de-2016.html

    Att.,
    Eduarda Henker
    Queria Estar Lendo

    ResponderExcluir
  7. "As escolhas que faço" me chamou a atenção pelo título. E "Uma vida no escuro" me interessou muito, meu deus, preciso desse livro.

    Eu adorei seu blog, vou visitá-lo mais vezes.

    http://barrados-nobaile.wixsite.com/meusite

    ResponderExcluir
  8. Ameeei! Ler é a melhor coisa, é uma forma tão incrível de adquirir conhecimento! Também amo muito romance, e agora tô me interessando por livros de reflexão, sabe ? Ameei, um beijão lindona <3
    www.rosachikchok.blogspot.com

    ResponderExcluir