Dicas para tirar fotos incríveis de livros

by - 15:41


Não é fácil tirar uma foto de um livro que chame a atenção e, melhor, que faça quem está vendo-a suspirar. Um livro não é só sua capa e a fotografia tem que mostrar isso, principalmente se tiver alguma resenha ou opinião envolvida. Vivemos numa época em que imagem conta muito, querendo ou não.

Sempre tento tirar fotos agradáveis para ilustrar minhas resenhas e todo dia aprendo algum truque que pareça melhor, mas ainda estou aprendendo o que funciona ou não. Sei que muita gente tem dificuldade para encontrar inspiração no que diz respeito a fotografias e, pensando nisso, decidi tentar algo diferente aqui no blog.

            Sigo a Amanda há algum tempo no instagram dela, o Artedos Livros. Não me lembro exatamente como conheci o perfil, mas sei que desde então entro sempre pra conferir as fotos novas, pegar dicas de títulos que desconheço e me inspirar nas fotos. Pensei que ela seria a pessoa perfeita para dar algumas dicas de como tirar fotos incríveis de livros.

            Espero que gostem das dicas e que elas ajudem a tornas suas fotos ainda mais chamativas e maravilhosas <3



Olá, gente linda! Eu sou Amanda, leitora voraz, compulsiva por Young Adult, e tenho um instagram literário @artedoslivros. Fiquem à vontade pra darem uma olhadinha lá <3 A fofa da Laura me pediu pra fazer um post com um passo a passo de como montar uma foto bacana voltada para livros. Eu mesma me considero amadora, mas como a Laura gosta do que eu faço, ela me convidou mesmo assim! Se você não tiver uma câmera profissional, não se preocupe, pois eu mesma não tenho. Eu uso a câmera do celular e me saio razoavelmente bem. Então vamos lá:

SELECIONE UM FUNDO
Eu, por exemplo, uso fundo de madeira, como muitos outros. Há outras opções como pisos, lençóis e até mesma a grama da sua casa.

ESCOLHA OS ACESSÓRIOS
São infinitas as opções de acessórios, como lenços, mantos, plantas e flores artificiais, velas aromáticas, entre outros. Eu sempre opto por itens vintage e rústicos, como chaves, colheres e medalhões antigos que tenho – todos esses vocês podem comprar por um ótimo preço no aplicativo Wish, que é um app internacional de compras online.

ILUMINAÇÃO
Eu não tenho todos aqueles instrumentos de luz que facilitam na hora de tirar a foto, então escolho sempre o ponto de melhor luz na minha casa, geralmente na parte da manhã quando a claridade é ideal pra fotografar. Ah, e nunca, NUNCA, use o flash. O flash reflete nas capas dos livros e corrompe a atmosfera do cenário montado.

COERÊNCIA
Tente não mesclar elementos que não funcionam bem juntos, como um item de modelo antigo com algo moderno, ou prata com dourado. Avalie o livro e história, e a ‘sensação’ que ela passa, e tente montar um cenário de acordo com o enredo da obra.

FILTROS
E, por último, filtros. Se preferir. Eu uso estritamente o aplicativo VSCO pra editar minhas fotos, acredito que seja o melhor no momento.


E aí? Gostaram das dicas? Gostaram desse tipo de post? Não deixem de me contar nos comentários, quem sabe não convido mais gente?

You May Also Like

18 comments

  1. Oi Laura, tudo bem?

    Eu sou um desastre quando o assunto é foto criativa, nunca consigo pensar em algo bacana e por isso desânimo bastante ao tentar tirar uma foto. Eu adorei as dicas, irei tentar segui-las, mas antes irei procurar alguns artigos bacanas no Wish. A dica de aplicativo também me ajudou muito, irei testar!
    Adoraria mais posts nesse estilo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice! Fico muito feliz que tenha gostado das dicas, significa que o post valeu a pena! Pode deixar que vou fazer mais posts nesse estilo então <3

      Excluir
  2. Uauuuu, que lindas!!
    Sempre vejo essas fotos tiradas com lindos cenários, e são maravilhosas!!
    Mas eu sempre tiro fotos com um pouco de pressa, que nem me atento a preparar um cenário! Mas fica realmente belo ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! Também fico com pressa pra tirar as fotos porque quero logo postar uma resenha, por exemplo. Mas depois dessas dicas vou me atentar mais aos detalhes, ao cuidado com a foto <3

      Excluir
  3. Laura Brand, você é um acontecimento na blogosfera, rs. Genial a tua ideia de convidar alguém para dar dicas de como fotografar livros. Gostei de verdade.

    A dica de nunca usar flash e não combinar dourado com prata, vintage com moderno.

    Enfim, parabéns pelo post.

    Merece o meu troféu JOINHA DE QUALIDADE!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rob! Nossa, muito obrigada por esse comentário, significa muito pra mim ler essas suas palavras. Fico muito feliz que tenha gostado <3

      Excluir
  4. adorei as dicas eu sempre tento pegar objetos que combinem com o livro.
    madrugadaestrelada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela ideia.
    Gostei muito das dicas, ultimamente estou me atentando mais à ambientação do livro com as fotos que tiro, suas dicas são realmente preciosas.
    Obrigado
    :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jean! Que bom que gostou, espero que as dicas te ajudem <3

      Excluir
  6. Essas fotos são todas dela? AAAAA Que coisas mais linda! To aprendendo agora a dar um jeitinho melhor pras minhas fotos e não só as de livros, a minha primeira de livros foi horrível demaisss hahaha E como era um livro da biblioteca não peguei ele de novo só pra atualizar e tentar melhorar mas quem sabe mais pra frente, né? haha Amei demais as dicas e vou usar elas! Beijão

    Quero ser Miranda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São sim!! Pra você ver o talento dela, né? Fico feliz que tenha gostado das dicas, Rayanne! Boa sorte para compor fotos de livros, espero que você só melhore cada vez mais <3

      Excluir
  7. Menina adorei o post! Dicas de como tirar fotos eu amo! Também estou aprendendo a tirar fotos e a cada dia eu aprendo mais! Amei a indicação! Beijos 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isa! Fico feliz que tenha gostado do post, adorei compartilhar com o mundo as dicas da Amanda <3

      Excluir
  8. Queeeeeeeeeee demais. Simplesmente adoreeeeei. Amo essas fotos de livro que a galera fica postando no insta. Eu tento tirar umas fotos bacanas mas quando comparo com as dessa galera aí, chega bate uma bad hahahahaah... Não conhecia esse insta, inclusive, muito bom saber dele. Amei as dicas que ela passou. Realmente, tirar foto de manhã faz uma boa diferença. Também sou do time dos ícones vintage.

    Um beijo grande


    http://www.mayaquaresma.com.br/

    ResponderExcluir
  9. As fotos ficaram lindas,gostei do fundo de madeira, os detalhes conseguem passar a atmosfera das leituras.
    Meus livros bem que merecem um ensaio fotográfico XD

    ResponderExcluir
  10. Confesso que recentemente estou conseguindo fazer fotos criativas e descentes para o meu instagram heaueha

    Na verdade antes eu postava de qualquer jeito, não me importava muito, mas nos últimos tempos eu tenho buscado mais qualidade no que é postado, inclusive estou começando a fazer mini-resenhas junto.

    https://www.instagram.com/reeiih/

    ResponderExcluir
  11. caí aqui por acaso e amei as dicas <3

    ResponderExcluir